12.16.2007

Premiação da TV fechada

Em um momento conturbado na indústria da televisão, a HFPA indicou nessa semana os candidatos aos prêmios Globo de Ouro. A grande questão que fica é: quem será corajoso o suficiente para atravessar a greve dos roteiristas? Como sempre temos as tantas indicações injustas e os tantos injustados para comentar até a entrega dos prêmios, em 13 de janeiro. E pela provável ausência de diversos atores e até de um apresentador, essa tende a ser a pior premiação da história. Vamos esperar.
Deixarei de comentar sobre as indicações aos filmes porque poucos estrearam e poucos assisti (vergonha, eu sei).
Continue lendo...
Melhor Série - Drama: Big Love, Damages, Grey's Anatomy, House, Mad Men, The Tudors.
Melhor Série - Musical ou Comédia: Californication, Entourage, Extras, Pushing Daisies, 30 Rock.
Para mim, a grande surpresa fica por conta do tanto de indicações a séries de canais pagos, dominando com 7 indicações. Na categoria dramática, pelo perfil "inovador" desse ano, Damages dificilmente perde para qualquer outro concorrente. Claro, porque deram a maior esnobada da história em Sopranos. Sinto muito pela falta de Dexter, que além de ser da TV paga e ter sido recordista em audiência, é muito melhor que Big Love ou The Tudors. Mas minha grande surpresa e comemoração ficou por conta do reconhecimento a Mad Men.
Entre as comédias, é óbvio que The Office merecia (não só pela qualidade, inclusive) mais uma indicação do que qualquer um dos quatro concorrentes de 30 Rock, que é disparada a melhor série da atualidade. E que tremendo mau gosto indicar Californication, não? Para tentar parecer mais cool, só falta mesmo a estreante Pushing Daisies vencer. E é uma pena os votantes não reconhecerem Heroes como uma comédia, teria imensas chances de levar o prêmio...

Melhor Ator - Drama: Michael C. Hall (Dexter), Hugh Laurie (House), Bill Paxton (Big Love), Jon Hamm (Mad Men), Jonathan Rhys Meyers (The Tudors).
Melhor Atriz - Drama: Patricia Arquette (Medium), Glenn Close (Damages), Minnie Driver (The Riches), Edie Falco (Sopranos), Sally Field (Brothers & Sisters), Holly Hunter (Saving Grace), Kyra Sedgwick (The Closer).
Acho que nem adianta comentar uma lista de indicados que não inclui Kyle Chandler e Connie Britton, mas... fico contente por mais uma reconhecimento a Mad Men, ao indicar Don Draper. A grande intrusa dessa história toda é Holly Hunter, que nem sei de onde e nem porque apareceu aí. Vencedores? Hugh Laurie e Glenn Close.

Melhor Ator - Musical ou Comédia: Alec Baldwin (30 Rock), Steve Carell (The Office), David Duchovny (Californication), Ricky Gervais (Extras), Lee Pace (Pushing Daisies).
Melhor Atriz - Musical ou Comédia: Christina Applegate (Samantha Who?), America Ferrera (Ugly Betty), Tina Fey (30 Rock), Anna Friel (Pushing Daisies), Mary-Louise Parker (Weeds).
Grande zebra colocarem o casal principal de Pushing Daisies. Anna Friel, coitada, parece totalmente deslocada em relação às outras concorrentes. E na minha opinião, se é para ser caricato, Zachary Levi leva muita vantagem sobre Lee Pace. Mas tudo bem, porque os dois não teriam chances aos disputar com os outros quatro. Torço por Alec Baldwin, mas se tivesse de apostar seria em David Duchovny. Entre as mulheres, acho que Tina Fey não tem o que temer.

Melhor Ator Coadjuvante: Ted Danson (Damages), Kevin Dillon (Entourage), Jeremy Piven (Entourage), Andy Serkis (Longford), William Shatner (Boston Legal), Donald Sutherland (Dirty Sexy Money).
Melhor Atriz Coadjuvante: Rose Byrne (Damages), Katherine Heigl (Grey’s Anatomy), Rachel Griffiths (Brothers & Sisters), Samantha Morton (Longford), Anna Paquin (Bury My Heart at Wounded Knee), Jaime Pressly (My Name Is Earl).
Nas categorias mais conturbadas, em que entram todo tipo de ator e atriz na televisão, a perturbação é grande. Como podem continuar indicando Katherine Heigl eu não sei, só pode ser algum tipo de favorecimento ou nítida piedade pela sua personagem. As duas indicações a Damages são válidas, mas com certeza existiam mil e um candidatos melhores. A dupla Piven-Dillon continua a me surpreender (assisti a apenas dois episódios de Entourage, para nunca mais) e ouço dizer que Donald Sutherland tem sido destaque em Dirty Sexy Money. Por tudo isso que o favoritismo continua por conta de William Shatner e Rachel Griffiths.
A lista completa de indicações pode ser encontrada aqui.

0 comentários: