Na sua coluna de sexta-feira, Daniel Castro publicou que a Fox teve uma queda nas pesquisas do Ibope no mês de Julho. Motivo para comemoração para muitos, principalmente dos que deixaram de assistir ao canal pela sua decisão arbitrária. Se no mês de Junho foi registrado um alcance diário de 434 mil espectadores maiores de 18 anos, em Julho esse número caiu para 380, uma redução de quase 10%.
Mas depois do Ibope registrar o sucesso de canais como TNT e Telecine Pipoca, o que poderia ter levado a Fox a sofrer um golpe tão grande na sua própria fonte de pesquisa?
Primeiro, seriados são legendados, ponto. Já é unanimidade em toda a televisão a cabo, inclusive na própria TNT, que exibe Battlestar Galactica e Veronica Mars. Mudar esse consenso, tentando atrair, digamos, um público que sintonizaria 24 Horas na Globo, é complicado por essas pessoas ainda estarem atreladas a televisão aberta em qualquer horário. Poderiam anunciar nesses canais que exibem conteúdo dublado e estão no topo do Ibope, certo? Mas como atrair um novo espectador para assistir a sexta temporada de 24 Horas? Ou a segunda de Prison Break?
Segundo, a reação e publicidade negativa daqueles que sentiram-se lesados pela dublagem da Fox, provavelmente é irreversível. Já dizia aquele sábio ditado chinês que a confiança de alguém é difícil de ganhar, mas fácil de perder. Mesmo que o canal coloque o rabinho entre as pernas e volte atrás em sua decisão, o público já encontrou trocentas formas de assistir legendado, e mais rápido ainda por cima.
Então, sem os novos espectadores que a Fox previa, e com a redução dos antigos, o canal caminha para um buraco sem fim.Claro, até que eles consigam colocar legenda também disponível para quem já aderiu os pacotes digitais (uma minoria). E aí que mora a precipitação da Fox: se tivessem esperado para colocar conteúdo dublado, os espectadores base do canal seriam mantidos, só atraindo os novos aos poucos. Sem nenhum malabarismo de marketing, aliás.
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