7.21.2007

Destaques do Anima Mundi 2007

Num fraco ano de animações (eu, por exemplo, não dei uma nota 5 sequer em todas as sessões), trago alguns dos destaque do festival.

Meme les Pigeons vont au Paradis
de Samuel Tourneux
Um padre busca a salvação da alma de uma velhinho condenado à morte ao tentar vender uma máquina que o levará ao paraíso. Embora seja um tema já amplamente discutido, os personagens bastante carismáticos dão um clima bem-humorado ao curta. [movie]

Off Beat
de Will Becher
Numa bem-humorada crítica à repressão e à falta de segurança, uma paráfrase àquele velho ditado cabe para explicar esse belo stop-motion: "o televisor do vizinho sempre é melhor".

Liebeskrank
de Ute Dilger
Minha preferida, os aspectos fantásticos ajudam a explicar aquilo que vemos nas melhores histórias de amor. Num consultório médico, um dos pacientes tem seu coração partido, literalmente, e encontra uma garota com a cabeça confusa, também literalmente.

Doll Face
de Andy Huang
Numa crítica direta à padronização da beleza através dos meios de comunicação, uma máquina com rosto de boneca busca construir sua identidade, bombardeada pelas imagens de uma televisão. [youtube]

Outros destaques: Everything Will Be Ok, de Don Hetzfeldt; Lapsus, de Zaramella (surpreendentemente numa animação convencional); Prey, de Tom Kyzivat; Caution, the Doors are Opening!, de Anastasia Zhuravleva.
The Danish Poet, vencedor do Oscar desse ano, foi pra mim uma grande decepção. Talvez por esperar demais, mas mesmo com um bom roteiro, a forma didática de contar a história (típico de algumas animações canadense) chegou a me irritar profundamente.
Moya Lyubov é interessante, partindo da premissa que Alexandre Petrov escolheu uma péssima história como base do roteiro, o desenvolvimento da animação foi muito bom. Como sempre, o visual do filme é impressionante.
Infelizmente, não consegui assistir ao tão comentado Lavatory-Lovestory, porque as duas sessões que passaram em São Paulo eram em horários péssimos, quem sabe encontro pela internet ou num próximo DVD do Anima Mundi.

0 comentários: