Depois de uma semana em testes, a Fox emitiu ontem comunicado oficial informando que toda sua programação será dublada. Isso já é mais um resultado da constante popularização que passa a TV paga no país. Inicialmente, quando a TV paga chegou no começo dos anos 90, a preocupação e compromisso era com seu público e sua programação. Mas, com o início da medição de audiência no ínicio dos anos 2000, novamente a televisão foi invadida pelos espaços publicitário entre suas atrações e a tentativa de atrair o público a qualquer preço. E assim, com a popularização da TV paga, que hoje chega a pelo menos 5 milhões de lares do país e mantém Telecine Pipoca e TNT como os canais mais assistidos no último ano, quem sofre são as pessoas que procuram um pouco mais de fidelidade na programação.
Isso não é discriminação com quem prefere dublagem, longe disso, mas sim o desrespeito com quem prefere legendado e era fiel ao canal. A promessa da Fox é que estaria negociando em colocar opção de legenda e áudio originais com as operadoras, mas não seria melhor ter o negócio pronto antes de submeter essa mudança absurda?
A Fox no seu início, exibia toda programação dublada nos anos 90 e foi a partir da entrada de concorrentes como WBTV e Sony que o canal resolveu acompanhar essa fidelização dos filmes e seriados, exatamente por volta do ano 2000. Devo confessar que gostava da dublagem pra Buffy, e até me senti desconfortável quando ela passou a ser legendada, mas dar um passo pra trás assim já é demais. Só falta voltarem a passar Buffy em horário nobre.
Uma pena que decidiram por essa medida justamente na semana que estreariam a programação de entre-temporadas, que incluia o melhor seriado do ano passado, Dexter.
0 comentários: