2.20.2009

Oscar 2009

Chegamos à semana da mais chata importante premiação do cinema. E nessa época em que todo mundo faz suas apostas sobre quem deve ganhar e dá seus pitacos sobre quem deveria estar lá, vou poupar desgaste à toa. Até porque minha diversão nos últimos anos é torcer contra o filme favorito da vez. Às vezes até tenho uma alegria, como quando Babel perdeu, mas nesse ano não tenho esperança alguma que Slumdog Millionaire deixe de levar a maioria das categorias que disputa.

Pra dizer a verdade, ainda acho inexplicável como Slumdog pode ser o favorito desse jeito, numa das cerimônias do Oscar mais óbvias até hoje. Primeiro, porque o filme não merece todas essas premiações e segundo que, mesmo se merece, não é possível que a safra de filmes esteja tão ruim para TODAS as premiações reconhecê-lo como melhor filme. Ainda mais depois de ver o trailer no cinema nesse final de semana, que simplesmente resume a ridícula história do filme em menos de 5 minutos. O resto é perfumaria, só para sensibilizar o público. É aquele típico participante do Big Brother Brasil (calma, a comparação vai valer a pena) que também espera vencer o prêmio de um milhão de reais apenas dizendo o dia inteiro quanto sua vida é miserável, como se precisasse ser recompensado pelo tanto que já sofreu. E principalmente porque esse tal de Jamal não merece encontrar sua mulher-objeto no final do filme, pelo simples fato de ser interpretado pelo risível Dev Patel. Aliás, tenho é muita dó dela.

Só para constar, minha lista de 5 filmes elegíveis ao Oscar -- em ordem de preferência -- seria:
1. Wall-E
2. A Troca
3. Wendy and Lucy
4. O Lutador
5. Benjamin Button
Politicagens a parte, até que não seria uma lista impossível, com três filmes comerciais, um independente para fazer média e uma animação como surpresa.

0 comentários: