10.20.2007

Mudança de cenário

S04E04 – "Money"

Depois de três tentativas no formato de uma hora, The Office finalmente acertou na última chance. Pelo menos tivemos uma unidade, mesmo que o episódio tivesse um ritmo mais lento, quase melancólico. Isso vindo do roteiro de Paul Lieberstein, que interpreta Toby, o personagem depressivo por si só. Ele, aliás, que não havia aparecido na semana passada, deu as caras justamente para encerrar a discussão sobre o uso de "whoever" e "whomever", mas gravou claramente sua cena em separado.
Foi uma primeira meia-hora em que duas cenas externas predominaram: Michael experimentando um segundo emprego para balancear suas contas, e o casal Jam hospedando-se na fazenda de Dwight, que continua sofrendo por Angela. E nessas duas histórias, mesmo com Michael levando sua experiência em vendas aos companheiros de telemarketing, e Dwight assustando o casal com os costumes do campo, os dois personagens aparecem enfrentando problemas reais. E se The Office nunca havia ultrapassado essa linha de drama, mas sempre passando perto (como no relacionamento de Jim e Pam), dessa vez fomos jogados nessa confusão de sentimentos.
Já a segunda meia-hora marcou a tentativa de resolver esses problemas, seja com Michael declarando falência em voz alta ou através dos conselhos de Oscar. Para piorar ainda mais a situação de Dwight, Andy acerta em cheio o coração de Angela ao dá-la um gato e ganha o direito de convidá-la para um encontro. Dwight é então consolado por Jim, que relembra o momento em que ele resolveu deixar Scranton, ao mesmo tempo que Jan dá uma injeção de ânimo em um Michael disposto a fugir de seus problemas, literalmente falando. As duas cenas, ocorrendo simultaneamente, são tocantes.
Kelly esteve mais roxa que o normal nesse episódio, e enfrenta os conselhos de Darryl. Mas a relação dela com Ryan ainda é mais interessante. O fato é que esse episódio seja especial exatamente por trazer novas linhas para The Office. Não a investir no drama, claro. Mas formando novos casais, colocando Michael nos eixos e consolidando Ryan como vilão da temporada, sabe-se lá por quanto tempo. Semana que vem voltamos aos episódios de meia-hora, ainda bem.

Foto: NBC/Divulgação.

0 comentários: