10.09.2007

Esperando o imprevisível

Prison Break começou como série para tampar buraco na programação de Mid-Season da Fox. Mas a recepção foi tão boa que acabou ganhando uma temporada completa e deixando um final aberto para uma segunda temporada. Conseguiu a renovação e foi assim que começaram os problemas, principalmente com o elenco que tinha acertado contratos curtos. Seguiram-se muitas saídas surpreendentes, mas conturbadas, como de Veronica e Abruzzi.
Junte-se a tudo isso uma vertiginosa queda de qualidade no texto, que exigia muito mais, com diversos personagens soltos pelos Estados Unidos inteiro, e tivemos uma temporada muito irregular da metade para frente. E já estavam cansando as constantes reviravoltas, já que a certa altura já imaginávamos que seríamos surpreendidos a qualquer momento (como nas cenas em que um ameaça ao outro com uma arma). No episódio final fomos surpreendidos por Michael voltar a prisão, uma bela ironia para um seriado chamado "Prison Break". Pena que só faltou mesmo mudarem de nome...

A partir daqui, colocarei spoilers da terceira temporada. Se você não viu ainda, aconselho que LEIA e NÃO PERCA SEU TEMPO. O grande trunfo de Prison Break eram seus personagens, que mesmo tentando fugir da prisão, tinham motivações e cativavam os espectadores. Torcíamos para que eles terminassem bem, mesmo que isso fosse contra a lei. Além disso, muitos ali estavam por injustiça ou mesmo por um lance de azar. Nessa tentativa de fugir do mapa, muitos foram mortos (como Abruzzi e Tweener) e outros tiveram finais um pouco diferentes:
Haywire: Matou-se após ser manipulado por Mahone. Embora isso mostrasse toda a frieza do então agente da Companhia, Haywire poderia ter tido um final muito mais digno. Não seria melhor que ele seguisse seu caminho tentando chegar à Holanda (do quadro) em seu barquinho? Óbvio que ele morreria também, mas pelo menos seria seu sonho de fuga.

C-Note: Depois de uma ceninha em que ele quase se mata (num final de episódio digno de novela das oito), ajudou a Companhia e obteve sua liberação. Mas não é muito estranho um fugitivo procurado pelos quatro cantos do país ser solto assim, sem apelo nenhum da população? É bem capaz de ainda o perseguirem para conseguir a recompensa...

T-Bag: Era motivo de ódio na primeira temporada, mas se redimiu ao querer "adotar" uma família. E mesmo que fosse contra a vontade, isso me fez ter certa simpatia. Mas agora isso se foi, e ele não tem mais motivo nenhum (além de sua liberdade) para sair de Sona.

Bellick: Embora esteja pagando tudo que fez em Fox River, é bastante desnecessário termos alguém numa situação tão deplorável. Vê-lo de fraldas passeando pela prisão o tempo inteiro, me faz ter pena... de Wade Williams, claro. Porque merecia algo bem melhor.

Sucre: Passou duas temporadas chorando à procura de Maricruz, e simplesmente preferiu deixá-la sozinha. E ele bem que poderia estar vivendo feliz para sempre, sem nunca sequer ter pisado no Panamá.
Provavelmente isso foi para darmos adeus a Maricruz, mas analisando a possibilidade dela voltar, não sei o que é pior:
1) Sucre de repente voltar a ter interesse no amor de sua vida, grávida, sendo que ele continuará sendo fugitivo para sempre (em teoria).
2) Sucre simplesmente esquecê-la e continuar sendo fugitivo para sempre.
Notaram a semelhança? Ele continuará sendo fugitivo para sempre. E pior, ele já poderia estar livre hoje em dia, se não tivesse precipitado-se e fugido por causa, exatamente, de Maricruz...

Sarah: Depois de uma temporada inteira de busca de um pelo outro, Michael voltou a prisão e Sarah acabou seqüestrada. Então, foi quando os roteiristas de Prison Break resolveram atestar sua incompetência. Primeiro numa cena completamente desnecessária em que Linc vai no necrotério reconhecer o suposto corpo de Sarah que teria sido encontrado. A Companhia manda, então, um foto em que ela mostra o jornal do dia, provando que ela continua viva. Ela aponta numa das notícias da capa, exatamente o local que ela está sendo mantida. A não ser que tenham dado a capa para ela ler (o que seria brilhante, não?), não é possível ela apontar justamente um palavra. E depois, a pista de direção usando os ponteiros do relógio é a mais clichê desse e do século passado.
A voz usada no telefonema entre ela e Scofield não era da Sarah Wayne (já que não aparece nem nos créditos) e isso além de me distrair durante a cena, ainda prova que ela não volta mais à série. Afinal, se nem a voz ela cedeu (o que poderia ter sido feito até por telefone, antes de ela entrar em trabalho de parto) aparecer é que ela não vai.
Cruel também a cena da fuga do cativeiro. O que foi aquilo? Parecia um daqueles filmes amadores que para não mostrar um ator que já foi usado, ficam escondendo seu rosto e usando cortes rápidos. Péssimo.
Por fim, resolveram plagiar por completo Se7en e colocar sua cabeça numa caixa como retaliação. E ainda tentaram fazer surpresa no final do episódio sobre o conteúdo da caixa. Ora, se a resposta era tão surpreendente, por que manter a pergunta "O que havia na caixa?" por uma semana? Outra prova de incompetência.

E foi isso, Prison Break terminou aí. Não dou a mínima se Scofield conseguir fugir, já que embora tenha ainda uma motivação, sabemos que ela é falsa. Não me importa também se L.J. morrer. E nem o que existe por trás da Companhia. Se não deram uma única pista até hoje sobre tudo aquilo, é porque os produtores ainda não sabem de nada.
Prison Break foi minha maior decepção nesses últimos tempos, e eu desisto. Mas por favor, me avisem quando Sarah voltar, quem sabe ela encontre um veterinário como aquele que costurou a mão do T-Bag...

Foto: justjared.com

1 comentário:

Anônimo
11/10/2007, 11:07
permalink
 

Quer ser meu parceiro?


Entre no meu blog e deixe sua resposta no comentario, um abraço.



Pedro victor
Lostemarvel.blogspot.com